DIY Farois auxilares

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DIY Farois auxilares

Mensagem por loucao_jr » 19 jan 2006, 00:24

Boas

Neste topico vou mostrar como procedi a instalação dos farois auxiliares no meu samurai, seguindo o croqui fornecido pelo nosso companheiro Luis Silva.
Este exemplo serve para qualquer viatura onde se pretenda aplicar farois auxiliares!

O Croqui

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Então foi assim, material utilizado:
-10m de Fio de 2.5mm
-50cm de manga termo-retractil
-um "relet"
-Porta-fuziveis e respectivo fusivel
-Terminais +- 20 (com 4 machos, para ligar os cabos aos farois, restantes femias para ligar relet, porta-fuziveis etc, dois terminais tipo ferradura para os pontos de massa e um de olhal para ligar ao borno da bateria)
-3m "Macarrao" (para fazer as cabolagens)
-Interruptor on/off
-Luz avisadora
-Braçadeiras de serrilha(plastico)

Comecei por fixar o botao e as luz avisadora

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O Botoa e Luz avisadora fixas


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Em seguida procedi a fixação do relet, junto a caixa do filtro do ar

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Passei o cabo do interior do jipe para o cofre do motor por a passagem que aparece na foto que se situa perto de onde passa da coluna de direcção, ligeiramente mais acima e mais para a direita (de quem olha de frente para o jipe)

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Passei o Fio junto a restante cabolagem ja existente ate a zona onde o relet esta

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E comecei a ligar os fios ao relet seguindo o croqui ja mostrado

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No fio que liga a bateria ao relet foi ligado o porta fuziveis

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O relet com todos os fios ja ligados

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Depois pos-se os fios que ligam o positivo dos farois dentro do macarrao e colocou-se na posição defenitiva

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O passo seguinte foi fazer uma cabolagem para ligar as "massas" dos farois

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Ligação do ponto de massa dos farois, no parafuso de fixação da optica de origem

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Agora voltando ao interior para ligar os botoes e coloca-los no sitio

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A ligação da massa da luz avisadora

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(infelizmente nao tenho foto da ligação do botao ao shunt que fiz nos fio que liga os maximos no comutador das luzes, se me lembro é um fio vermelho que se encontra num dos cantos da ficha que liga ao dito comutador)

A cabolagem de massa juntamente com a cabulagem de alimentação, com os respectivos terminais de ligação aos farois

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E finalmente os farois no sitio com tudo ligado!

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E assim foi... Posso dizer que agora tenho luz com fartura do melhor!!

@braços

Ps.:Peço desculpa pela qualidade das fotos nao ser a melhor....
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Mensagem por wadesigner » 19 jan 2006, 08:22

parabens pelo trabalho está ***** [clap]

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Mensagem por tuaregue » 19 jan 2006, 09:32

Bela explicação! :thumbsup:
Rafael Rodrigues
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Mensagem por marcochaves » 19 jan 2006, 17:06

Um bom trabalho!


Uma óptima explicação!

os meus Parabens.



GRande abraço...


MARCO CHAVES
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Mensagem por CarlosRodrigues » 21 jan 2006, 11:38

[clap] [clap] [clap] [clap] [clap]
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Mensagem por madseat » 19 jan 2007, 16:04

Aos entendidos na matéria digam-me se não estiver correcto!

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Mensagem por maq260 » 22 jan 2007, 12:29

Está 5*

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Mensagem por madseat » 23 jan 2007, 10:10

maq260 Escreveu:Está 5*


obrigado! [wink]
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Mensagem por _InSaNe_ » 23 jan 2007, 10:40

TA mt fixe a instalacao e neste ultimo esquema, penso ter uma relé a mais, sempre ouvi dizer que uma relé dava para um par de farois, portanto, 2 reles para 2 pares. De qq forma deve ficar mais seguro uma relé para cada farol.

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Mensagem por maq260 » 23 jan 2007, 12:53

Boas,

Um dos objectivos da montagem de um relé é aproximar o valor da tensão aos terminais do farol do valor aos terminais da Bateria, ou seja reduzir perdas de potencia resultando assim num aumento de rendimento / intensidade da luz

Utilizar dois relés em vez de um pode dar um pouquito mais de rendimento (ou seja menos perdas no circuito) mas nada de significativo.

Manel

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Mensagem por guvarela » 15 fev 2007, 18:18

Amigos. Opino igual que maq260, pero agregaría que poniendo dos relés, no se castigan tanto los "contactos", con lo cual duran un poco más sin peligro de pegarce.
Lo que si cambiaría es el fusible, yo pondría dos fusibles, uno para cada foco,porque si se pone en corto circuito un foco, vuela un solo fusible y sigo teniendo luz en el otro foco, sino con un solo fusible pierdo las dos luces. Es un detalle tonto, pero mejor es algo que nada.

Saludos y Abraço.

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Mensagem por pauloribeiro » 15 mar 2007, 10:26

Concordo 100% com o que aqui foi dito.
Não esquecer do pormenor que o Guvarela sugeriu de colocar dois fusíveis em vez de um.


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