Como reparar o comutador de luzes do 260 (Manual).

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Como reparar o comutador de luzes do 260 (Manual).

Mensagem por pauloribeiro » 25 jan 2007, 21:27

Como reparar o comutador de luzes de um Nissan Patrol 260.

Sintomas de avaria: Se uma lâmpada não acende ou acende com muito pouca intensidade (tipo mínimos), e se já a trocaste e continua tudo na mesma, então está na altura de tu mesmo reparares o teu comutador.

Se és daquelas pessoas que compra tudo feito, e estás habituado a mandar fazer tudo, e não tens jeito para pregar um prego na parede. Então este manual não é para ti, ou então está na altura de começares a mudar, de sujares as mãos, e alargares os teus conhecimentos e habilidade manual para outros campos que não estás habituado.

Nota: O procedimento que se segue, deve ser efectuado sempre com jeito e nunca com força (da mesma forma que trata uma mulher, nunca pela força, só com jeito e paciência).

A nossa primeira tarefa é retirar a protecção de plástico que está por debaixo do volante.
Imagem
Imagem
De seguida vamos desencaixar uma ficha de corrente que se encontra por detrás do comutador de luzes.
Para desligar esta ficha é necessário pressionar uma patilha que se encontra a meio da ficha (atenção que ela não sai á força sai é com jeito).
Imagem
Para retirar o comutador de luzes para fora é necessário desapertar estes dois para fusos que vemos nas próximas fotos.
Imagem
Coloque o comutador para baixo para desapertar o parafuso de baixo
Imagem
Coloque o comutador para cima para desapertar o parafuso de cima.
Imagem
Deslizar o interior comutador para trás em direcção ao motor.
Desapertar o parafuso de cima que está a prender o comutador ao cabo.
Nesta foto podemos observar o encaixe da ficha que desligamos anteriormente, e podemos observar a patilha que temos que pressionar para a retirar.
Imagem
De seguida vamos retirar os dois parafusos de baixo para desmanchar o nosso comutador.
Imagem
Vamos separar com jeito as duas partes do nosso comutador (mais uma vez peço que o façam com jeito para não se estragar nada).
Podemos observar que os pontos de contacto se encontravam com um pouco de carvão devido ao mau contacto.
Imagem
Limpar os contactos com uma lixa de água (a lixa de água é uma lixa muito fina e muito suave pouca agressiva para os contactos).
Limpar só o suficiente para ficar tudo dourado sem pontos negros, como se vê na foto seguinte.
Imagem
A intenção do próximo passo é arquear um pouco as pontas dos contactos para estas fazerem melhor contacto (nada de exageros).
Arqueam-se as pontas porque o comutador faz pressão a meio da barra de cobre.
Eu fiz da forma como se vê na foto (tive que fazer só com uma mão, porque a outra estava ocupada com a maquina fotográfica, mas podem fazer com as duas).
Imagem
O próximo passo é começar a montar o comutador.
Verifique se os contactos estão alinhados com os de baixo, se não estiverem corrigimo-los empurrando lateralmente com uma chave de fendas, e apertamos os parafusos de baixo.
Imagem
Agora é só montar tudo com jeito e paciência, da forma inversa que fizemos para desmontar.
Como vêem foi fácil, rápido e barato.
Aceita-se duvidas e criticas ao meu pequeno manual.
Adeus e um bom trabalho.
Paulo Ribeiro
Editado pela última vez por pauloribeiro em 04 mai 2007, 12:44, num total de 1 vez.

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 26 jan 2007, 09:16

Paulo,
Está simplesmente optima esta receita [bigsmile]
Agora a sério, este trabalho revela um espirito de entre-ajuda que valoriza o PA
Com isto conseguis-te poupar muitos €€€ e dores de cabeça ao pessoal.

Manel

Registado: 14 ago 2005, 08:19

Mensagem por patrolazul » 26 jan 2007, 10:18

Boas :D

Grande foto reportagem :unibrow:

Eu também tive esse problema e também fiz o mesmo e ficou 5*****.

[clap] [clap] [clap] [clap]

:thumbsup:

Registado: 10 jun 2006, 10:40

Mensagem por Rui Cebola » 12 fev 2007, 23:15

Espectaculo de reportagem!
Tenho estado com esse problema,mas acho que com um pouco de Spay de contactos da berner o (KS400) resolvi durante algum tempo,agora enquanto der luz nao lhe vou mexer,mas esta sera a proxima operaçao!

Mensagem por maq260 » 13 fev 2007, 09:19

Boas, se ele está a funcionar, eu no teu lugar não lhe mexia mais, metia 2 relés, um para médios e outro para maximos e ficava com melhor luz e comutador para muitos anos. Caso já tenhas relés montados, então sempre tens mesmo de o operar!

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Re: Como reparar o comutador de luzes do 260.

Mensagem por Mr Guerra » 13 fev 2007, 10:37

pauloribeiro Escreveu:Sintomas de avaria: Se uma lâmpada não acende ou acende com muito pouca intensidade (tipo mínimos), e se já a trocaste e continua tudo na mesma, então está na altura de tu mesmo reparares o teu comutador.

i se mesmo assim a coisa continuar que será?

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 20 fev 2007, 00:41

Tambem tenho o comutador dol meu Patrol meio avariado, contudo o sintoma é diferente-por vezes estando em máximos, por mais que coloque o comutador em médios, as luzes continuam na posição de máximos.

Alguem já teve este problema??? Acho que aplicar as indicações dadas pelo Patroleiro Paulo Ribeiro.

Mensagem por pauloribeiro » 20 fev 2007, 18:52

Boas
Gonçalo F. estes Pernes de plástico que se encontram na traseira do interruptor empurram os contactos de cobre para fora para estes não fazerem contacto com os outros contactos do interruptor.
Imagem
Tens que desmanchar o interruptor como eu desmanchei e veres se estas peças de plásticos não estão pressas. Elas costumam ter uma massa lubrificante, ou então os contactos não se estão a fazer, porque estes já não se tocam um nos outros, e então tens que arquear um pouco as pontas como em fiz no manual.

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 21 fev 2007, 11:21

Grande Paulo...
Optimo trabalho...tas em forma amigo..
Só é pena ja não ter Patrol.

Aquele abraço
Nuno Furtado
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Mensagem por pauloribeiro » 21 fev 2007, 11:57

Olá Furtas.
Eu ainda tenho o Patrol.
Penso que andaste a ler artigos de outro utilizador que também se chama Paulo ribeiro e também é de Lisboa. :(
O meu avatar é pauloribeiro (tudo pegado) e o dele é Paulo Ribeiro separado.
Nota: Eu respondi ao teu comentário na apresentação do meu jipe (suponho que não tenhas visto, porque só respondi passado uns dias).

Cumprimentos, e é preciso ter atenção a partir de agora para ver qual é o PauloRibeiro com que estamos a falar.

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 21 fev 2007, 12:37

Ehhh...la ... ainda bem que me avisas...
Tenho que ir ver isso...
Temos que combinar ai qq coisa.

Aquele abraço
Nuno Furtado

P.S. Continua...a dar-lhe
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 11 mar 2007, 14:29

Gonçalo F. Escreveu:Tambem tenho o comutador dol meu Patrol meio avariado, contudo o sintoma é diferente-por vezes estando em máximos, por mais que coloque o comutador em médios, as luzes continuam na posição de máximos.

Alguem já teve este problema??? Acho que aplicar as indicações dadas pelo Patroleiro Paulo Ribeiro.

Paulo, excelente trabalho, bastante explicito.
Gonçalo, o meu tb tinha esse sintoma, isso, e acender os máximos qd ligava o pisca e eu resolvia o problema com uma pancada por baixo das protecções, era remédio santo. Agora, depois de limpar com spray para contactos, ficou quase bom. Mas mesmo assim de vez em quando ainda faz, mas só no momento em que ponho o jipe a trabalhar e acendo as luzes. Depois de estar a trabalhar um bocado, já não faz. Mas acho que vou ter q fazer a operação q o Paulo receitou.
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 15 abr 2007, 13:24

Bom trabalho!!!
Merece ir para as Biblias

Registado: 08 set 2005, 09:30

Mensagem por Miguel França » 17 abr 2007, 11:25

Espetacular mesmo :D :D :D
Obrigado pelo teu trabalho. :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 15 jan 2007, 11:25

Mensagem por simao4x4 » 21 mai 2007, 12:23

boas o meu comutador de luzes 260t... ta a roubar energia a bateria na posiçao de medios e maximos semp q desligo e jip tenho d ter atençao á posicao q fica... tenho de por semp num ponto onde nao apanhe os medios e os maximos... se nao fico se bateria... seguindo os teus passos sera q resolvo a situaçao....?
cumprimentos
simao campos

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jun 2007, 21:53

Gonçalo F. Escreveu:Tambem tenho o comutador dol meu Patrol meio avariado, contudo o sintoma é diferente-por vezes estando em máximos, por mais que coloque o comutador em médios, as luzes continuam na posição de máximos.

Apenas para confirmar que segui à risca este manual e o sintoma e problema que tinha ficou completamente resolvido.

Só posso dizer...excelente tópico este. Como alguem já disse antes....... merece ir para o Tópico Bíblias

Mensagem por pauloribeiro » 15 jun 2007, 09:49

Atenção este texto é muito importante:
Estes Pernes de plástico que se encontram na traseira do interruptor empurram os contactos de cobre para fora para estes não fazerem contacto com os outros contactos do interruptor.
Imagem
Estes pernes têm uma massa lubrificante. Com o tempo esta massa pode ficar com pó e sujidade, começando assim a ficar presos, e a não deslizarem para acender as luzes.
Se colocar-mos óleo com um Spray nos Pernes de plástico, este ao passar pelos pernes pode arrastar a sujidade, deixando lá óleo fazendo com que os pernes deixem de ficar presos.
E´ por causa disto, que á pessoas, que põem W40 no comutador e este começa a funcionar.
O problema muitas vezes pode ser só Pernes presos.
Quando se desmancha o comutador deve-se lubrificar os Pernes e ver o seu estado de prisão.

Bom trabalho.

Registado: 20 mai 2006, 17:35

Mensagem por XPTTO » 29 jul 2007, 22:03

Espectáculo este post,
O meu comutador começou a não querer ligar os médios,
vi este post e fui exprimentar... espectáculo ficou logo a acender.
Obrigado pessoal. :thumbsup:
Gosto da Aventura

Registado: 14 set 2005, 13:35

Re: Como reparar o comutador de luzes do 260 (Manual).

Mensagem por comman » 03 nov 2008, 22:44

parabéns pelo post... já está na Biblia Patrol! :thumbsup:
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 29 dez 2008, 22:16

Mensagem por Joaquim Cardoso » 03 jan 2009, 01:28

Perdi muito tempo de volta do problema das luzes.
Agradeço a sua explicação, problema resolvido.
Comprimentos: Joaquim
Joaquimcar

Registado: 25 abr 2007, 20:27

Mensagem por leo » 03 jul 2009, 18:12

boas fis isto k aqui o noxo amigo explikou e deu mesmo resultado
bgd pela ajuda
abrç

Mensagem por maq260 » 06 jul 2009, 12:05

Boas,
O meu 260 tem um problema destes mas como o comutador de luzes já está em muito mau estado decidi não lhe mexer.
O circuito electrico do patrol é um bocado complicado. A comutação médios máximos é feita via negativo e não positivo como seria normal. Tem um relé preto que está do lado direito para fazer esta comutação e que no meu caso está a funcionar correctamente.
O problema está na alimentação positiva 12v que vai ao polo comum da lampada, que está em 6 ou 7 volts devido a maus contactos no comutador. Adaptei um relé simples só para fornecer esta alimentação ás 2 lampadas. Ficou com mais intensidade de luz pois as perdas são menores.
Fica a sugestão para os patroleiros interessados :)

Registado: 25 out 2009, 19:28

Mensagem por joão paulo » 05 dez 2010, 15:45

boa tarde companheiro não te inportas de colocar o esquema electrico de como montaste o relé porque o corte dos médios é feito pela maça obrigado

Registado: 28 jun 2010, 17:59

Mensagem por JOMANÉ » 03 mar 2011, 21:55

Boas noites!!
pauloribeiro gostava de lhe por uma questão, ao ligar os médios ou os maximos a lampada da frente do lado esquerdo acende os dois filamentos e fica com pouca intensidade. o que devo fazer? será do comutador?
Obrigado

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 04 mar 2011, 13:59

JOMANÉ Escreveu:Boas noites!!
pauloribeiro gostava de lhe por uma questão, ao ligar os médios ou os maximos a lampada da frente do lado esquerdo acende os dois filamentos e fica com pouca intensidade. o que devo fazer? será do comutador?
Obrigado

Boas

A mim aconteceu parecido, ligava os médios e tudo bem, ao ligar os maximos, ficava com os dois filamentos acessos... o remédio foi tirar o relé que fica ali perto da bateria e dar-lhe uma limpeza pois tava a fazer mau contacto!! Não foi necessário abrir, simplesmente limpar as fichas. Ficou novo!

Não sei se ajuda mas é mais 1 ideia!

Força

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Próximo

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante